CONVÊNIOS EM PARCERIA:
- SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL -SEMUDES
- FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL -FMA
- AÇÕES EM CONSONÂNCIA AO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL -SUAS
1) SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS. SCFV:
Grupo SEMEAR (06 a 16 anos) Grupo Inclusão e Cidadania (18 a 59 anos)
O Serviço de SCFV é realizado em grupos denominados SEMEAR e INCLUSÃO E CIDADANIA, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos usuários, de acordo ciclo de vida, deficiência, particularidades a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. A intervenção social estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias através das vivências individuais e coletivas, no grupo, na família e no território. Os encontros favorecem para ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária e sua inclusão social, acessibilidade. As atividades possuem caráter preventivo, proativo, defesa e afirmação dos direitos, desenvolvimento de capacidades, potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social e exclusão.
2. PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO.
O Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho busca-se refletir sobre a importância social, educativa e produtiva como possibilidade da garantia do direito de adolescentes, jovens e adultos com deficiência auditiva a inclusão e à permanência na educação e ao trabalho, considerando a “igualdade de condições”. O programa visa desenvolver estratégias e instrumentalização para que sejam proativos e autônomos, o que os tornam agentes de transformação social, promovendo a inserção, inclusão do deficiente auditivo no mercado de trabalho frente suas barreiras da comunicação.
O serviço oferece atendimento especializado aos Deficientes Auditivos e suas famílias, tendo a finalidade de inseri-lo no mercado de trabalho, visando à promoção da autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida deste público. As intervenções são voltadas a diminuir a exclusão social, bem como a interrupção e superação das violações de direitos, que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência auditiva e fomentar a inclusão social no nas questões do mundo do trabalho.
As atividades acontecem com orientações individuais e coletivas sobre empregos, elaboração de currículos, formas de trabalho, oportunidades de emprego, convívio e comunicação, e geração de renda. As intervenções coletivas ocorrem através de oficina denominada Mundo do Trabalho, as terças feiras com realização de várias metodologias para alcance dos objetivos tais como oficina: pintura, LIBRAS, conversação, colagem, teatro, vídeo, passeios, visitas comunitárias, depoimentos, montagens entre outros.
Nos atendimentos individualizados a acolhimento da demanda sobre entrevistas nas empresas, violação de direitos, relações do trabalho, acessibilidade, conflitos, negligências, vulnerabilidades e outras demandas que surgem no percurso. A população surda precisa de um acompanhamento integral visando a informação dentro dos parâmetros da comunicação em LIBRAS. A preparação e integração para o trabalho requer atenção voltada às dinâmicas do dia a dia, roteiros, familiarização com espaço, identificação visual entre outras voltada ao grau da deficiência (leve, moderada, severa). A permanência no trabalho torna-se um fator resultante do acompanhamento com suporte a empresa, família e ao deficiente auditivo através da equipe de trabalho deste programa. As oficinas contribuem com temas específicos para esclarecimentos de situações e vivências coletivas para a diminuição das barreiras da comunicação.
INSCRIÇÃO ÁREA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO E APOIO SÓCIO FAMILIAR DE CRIANÇAS E
ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA VISANDO A HABILITAÇÃO E
REABILITAÇÃO.
- CONVÊNIO EM PARCERIA COM SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL -SEMUDES E FUNDO INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – FIA
Através da apresentação de projetos conforme editais publicados e aprovados através do Banco de Projetos para captação de recursos junto ao FIA – Fundo Infância e Adolescência com doações de pessoas físicas e jurídicas através da dedução do Imposto de Renda.